segunda-feira, 21 de março de 2011

Ameaças ao Ecossistemas.

        As ameaças aos ecossistemas podem variar bastante,de acordo com cada ecossistema,mais geralmente as causas mais catastróficas tem relação com alguma atividade do homem,um exemplo básico é que quando poluímos os oceanos com sacos plásticos,as tartarugas e peixes de pequeno porte,acabam ingerindo essas sacolas,pensando que é uma água viva ou que uma alga,como esses animais não conseguem engolir o plástico,acabam morrendo asfixiados.
            Outro exemplo também  é o da poluição,com o aumento de gases de efeito estufa a temperatura vai aumentando mais rapidamente destruindo alguns habitat,o aquecimento global também é muito prejudicial,pois com esse aumento das temperaturas muitos animais não aguentam esse aumento tão rapidamente,pois seus corpos estão preparados para temperaturas bem menores do que as de atualmente,um exemplo disso é o Urso polar,o corpo dele tem uma camada de gordura preparado para baixas temperaturas,com o aquecimento global ele acaba morrendo por não estar preparado para temperaturas tão elevadas, quanto as de atualmente.
Ecossistema é um lugar onde há seres bióticos ,ou seja, os seres vivos como animais plantas e etc. E com seres abióticos ou seja seres que não possuem vida como o ar,a temperatura e entre muitos outros.
Em princípio, os ecossistemas podem ser agrupados em terrestres e aquáticos. Alguns autores distinguem ainda:
·        Micro ecossistemas: por exemplo, um tronco de árvore caído ou de uma árvore morta;
·        Mesoecossistemas: um bosque, um lago, uma laguna, um estuário, um manguezal;
·        Macroecosistemas: um oceano, uma bacia hidrográfica, um maciço florestal como a Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica.
            Assim, da mesma forma que comprometemos todas as coisas nas quais mexemos sem o pleno conhecimento de seus mecanismos, estragaremos também essas preciosas moradas se começarmos a manipulá-las sem o suficiente conhecimento, ou ignorando os seus mecanismos.

Um comentário: