segunda-feira, 28 de março de 2011

Correntes Marítimas

As correntes oceânicas são o fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, propelidas por marés, ventos ou diferenças de densidade. Influenciam na pesca na vida marinha e no clima. Suas movimentações não são bem definidas por haver continentes e ilhas ao longo da sua movimentação. As correntes oceânicas são responsáveis pelas temperaturas mais quentes na Europa Ocidental, permitem que a Antártida sustente vasto volume de vida vegetal e animal, e uma grave perturbação em seus padrões causou uma extinção em massa de 95% da vida marinha há 250 milhões de anos.
Suas dinâmicas:
Um determinado tipo de corrente oceânica chega até a esvaziar continuamente um oceano no outro, o que em geral faz com que as águas deles sejam trocadas a cada mil anos.  As correntes situadas abaixo da linha do equador possuem sentido anti-horário, opostamente às correntes situadas acima da linha do equador. Já nas regiões oceânicas adjacentes a esta linha, as correntes direcionam-se em sentidos opostos. As correntes marítimas se dividem em plantas oceanográficas confiáveis que se juntam ao utilizar o mesmo método de correntação fluvial, se dividem em correntes frias e correntes quentes:
Ø                Correntes quentes: formam-se na zona intertropical, próxima à Linha do Equador, e movimentam-se em direção às zonas polares.
Ø                Correntes frias: formam-se nas zonas polares e movimentam-se em direção à região equatorial.

·                    Efeitos sobre o clima:
As correntes oceânicas podem afetar profundamente o clima, ela pode levar fortes ondas de calor, secas, chuvas em regiões áridas e elevar lugares que possuem temperaturas quentes em temperaturas bem congelante. Exemplo que pode ocorrer uma alteração no clima é com a Europa. O fluxo das correntes oceânicas é responsável pelas temperaturas mais quentes na Europa, se o fluxo se interrompesse, o clima se tornaria caótico, a Europa alcançaria temperaturas bem baixas
·                    Efeitos sobre as paisagens:
Afetando o clima as correntes oceânicas interferem na paisagem. Exemplos são as correntes quentes que vão para a Noruega. Elas esquentam os ventos dominantes que sopram em direção à ela. Quando isso acontece as condições temperadas com invernos ficam amenas favoráveis a pescaria, que é a principal atividade daquele país.
Com o derretimento das calotas polares fica com excesso de água doce nesta corrente quente ela acaba sumindo. Como ela sumiu, a Noruega começa a sofrer um inverno rigoroso, congelando rios, lagos. Com isso sofre a pescaria, a vegetação e os animais deste lugar. Com a mudança desta corrente, animais se perdem e aparecem neste lugar, na Noruega (como pode acontecer em outros lugares também). Todos esses fatores interferem, mudam e transformam a paisagem deste lugar.

Um comentário:

  1. muito bom,esse artigo me ajudou muito no exercício da universidade,
    obrigado professora.

    ResponderExcluir