terça-feira, 8 de março de 2011

Modelo econômico versus Meio Ambiente.


          Os países ricos são os maiores poluidores, os que consomem mais recursos naturais e mais produzem lixo no mundo. Os Estados Unidos, sozinhos, são responsáveis por cerca de 25% da poluição total do planeta e são o país que mais resiste às propostas de limitação de poluição do ar, negando-se a ratificar o Protocolo de Kioto, pois isso significa limitar o seu crescimento econômico.

Enfrentar os problemas ambientais globais significa rever o modo de produção atual, abrindo mão, ao menos em parte, do modelo econômico dos países ricos.

De acordo com o World Resources Institute  (Instituto de recursos mundiais): cerca de 80% das antigas florestas já foram destruídas ou degradadas, devido ao uso intensivo de madeira e à exploração de recursos minerais por parte das nações desenvolvidas.

As queimadas, somadas ao aumento descontrolado da emissão de gases poluentes vem causando alterações no clima mundial. O aumento do derretimento do gelo dos pólos, o aumento em 41% na incidência, nos Estados Unidos, de furacões de alto poder destrutivo, as violentas tempestades tropicais sobre grandes aglomerados urbanos estão associados a alterações climáticas globais.
Nos últimos 100 anos, a temperatura global aumentou, em média 0,8°C. A elevação foi causada principalmente pela emissão de gases estufa como o gás carbônico (CO2), resultante da queima de combustíveis fósseis, o gás metano e outros.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Shoooow de bola tiá, nóis . Wallace aqui, quer dizer, Jakson.

    ResponderExcluir
  3. gostei o ruim é que as letras são pequenas

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou em um trabalho que eu ia fazer daqui a 1 dia e também tira esses livros de trás e aumenta as letras

    ResponderExcluir